Receber os amigos ou família em casa é uma delícia e pode ser uma experiência única e tanto para o anfitrião quanto para o convidado. O cuidado e planejamento com o evento vai dizer muito sobre você. A ideia não é impressionar ninguém, mas garantir que todos se sintam à vontade, acolhidos e queridos – e nessa hora quem sabe arrumar uma mesa sai na frente!
A seguir, trazemos ideias e inspirações para diferentes ocasiões. Pensamos em tudo: louças, guardanapos, talheres, flores, acessórios e, usando bem o que se tem, podemos propor a mistura de diferentes jogos de jantar, toalhas e outros adornos Além do cardápio (vale checar antes se os convidados não curtem ou são alérgicos a algum tipo de alimento), a decoração da mesa pode dar a largada para o “mood” do evento, concordam? Então mãos à obra!
Decoração da mesa: defina o seu estilo
Começar pela cor sempre ajuda. Defina uma paleta harmônica com predominância de 2 ou 3 tons para a mesa, desde detalhes das louças aos jogos americanos e flores. Em seguida, entenda o estilo que mais se adequa ao evento: jovial, cerimonioso, rústico, humorado, romântico? A partir daí, defina os materiais que serão utilizados na composição: madeira, palha, sintéticos… A escolha de toalhas ou jogos americanos também fazem parte dessa fase inicial:
– Toalhas combinam com ocasiões mais formais, já os jogos americanos são mais descontraídos;
– Se as toalhas foram lisas, ouse nas louças estampadas. O contrário também vale!
– Nas estampas, escolha as pequenas ou que trabalhem com a mesma cor, sob diferentes tonalidades;
– Para o dia, opte pelo linho ou algodão. À noite entram as rendas, cetim e bordados, por exemplo.
A escolha das louças: misture opções
Definidos o tema e as cores para a sua mesa, passamos para as louças. Uma boa saída é escolher a louça em cores lisas ou neutras já que elas combinam com tudo. O branco é uma opção bastante viável caso sejam de cerâmica ou porcelana. Louças com detalhes sutis e bordas decoradas também são interessantes, já que dão um toque especial na composição. Porém, quanto mais trabalhadas elas forem, mais cuidados você deverá ter. Agora, se você quiser ousar, considere mistura simples de cores entre as louças.
Planejando os acessórios: siga alguns critérios
Os adornos são essenciais para complementar a mesa. Aqui entram os porta-guardanapos, apoiadores de talheres, velas ou mesmo talheres com detalhes mais elaborados e diferentes tipos de taças. Algumas dicas rápidas:
– Talheres com cabos em bambu combinam com jogos americanos de palha;
– Porta-guardanapos florais podem reforçar a paleta de cores da mesa;
– Evite velas aromatizadas à mesa, pois elas podem comprometer a harmonia dos pratos.
Arranjos florais: use bem o que se tem
Aprendemos na coluna anterior que a altura máxima dos arranjos na mesa deve ser a do nosso antebraço, no intuito de não atrapalhar o campo de visão entre os convidados, certo? Fato é que a flores também seguirão a orientação de cores. Aqui podemos usar e abusar do conceito “use bem o que se tem” para formar os arranjos:
– Pequenos jarros e leiteiras acomodam as composições mais altas;
– Garrafinhas podem formar conjuntos de solitários bem charmosos;
– Canecas grandes e bowls podem fazer o papel de cachepôs para os arranjos de formato arredondado;
– Assim como as velas, evite flores cheirosas à mesa.
Erros comuns e planejamento: menos é mais!
Empolgados com o evento, podemos facilmente cair em armadilhas que podem botar tudo a perder. Fiquemos atentos aos seguintes cuidados:
– Não tente acomodar itens sem função à mesa ou que comprometam a mobilidade das pessoas;
– Cuidado com os arranjos florais altos demais e/ou com brilhos que possam poluir os alimentos;
– Não disponha louças e talheres fora do contexto do cardápio;
– Observe a área livre na mesa para disposição dos pratos que serão servidos;
– Devagar e sempre: faça testes e experimente diferentes opções de composição com a devida antecedência, para que você tenha tempo de seguir com um plano “B” sempre que necessário.